Instalação - MAJÓ INSTALAÇÕES

(69) 3421-8451

Atendimento 24 Horas Serviços de eletricista em residências!Serviços de eletricista em Condomínios!Serviços de eletricista em Empresas!Fazemos também reformas em geral!

Logo da Whasapp
majoinstalacoes@gmail.com
(69) 9 8433-2023
Logo da Whasapp

Energia Solar - Sua economia, sua conquista!

Ir para o conteúdo

Serviço de instalação de Energia Solar

Serviços para você e sua empresa!

Energia Solar - Sua economia, sua conquista. Economia de até 95% na sua conta de luz!
imamagem02

Você sabe o que é uma placa solar fotovoltaica?

Uma placa solar pode ser determinada como um equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. As placas de energia solar fotovoltaicas são compostas por células solares fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício.

Como é fabricada uma placa solar?

Uma placa solar é fabricada a partir da implementação de células solares no painel. Dessa forma, são realizadas, primeiramente, a limpeza do vidro e a interconexão das células fotovoltaicas. Em seguida, é criado um sistema de montagem da matriz de células, e realizada a interconexão manual, com o posicionamento do EVA e backsheet.

Após esse passo, é hora de realizar a laminação da placa solar, fazendo o corte da rebarba e implantando a caixa de junção. Por fim, são feitas molduras de alumínio, o teste e a inspeção, e as placas solares são separadas e empacotadas para a distribuição e instalação.

Saiba mais: Passo a passo da fabricação de uma placa solar.

Como funciona a placa solar?

O funcionamento das placas solares ocorre por meio da captação de luz solar e da conversão em energia elétrica pelas células fotovoltaicas. Sendo assim, os fótons colidem com os átomos do material semicondutor da placa solar, ocasionando o deslocamento dos elétrons. A partir disso, a corrente elétrica é gerada, dando origem à energia solar fotovoltaica, limpa e renovável.

Quais são os tipos de placas fotovoltaicas?

Existem muitos tipos de placas solares fotovoltaicas, com diversas particularidades, desde o material utilizado até capacidade, eficiência e tamanho. As placas solares mais utilizadas são as de silício monocristalino, silício policristalino, filme fino, silício amorfo (a-Si), telureto de cádmio (CdTe), seleneto de cobre, índio e gálio (CIS/CIGS), orgânico (OPV) e híbrido (HJT).

Quanto custa uma placa de energia solar?

O valor de uma placa solar irá variar de acordo com o fabricante, eficiência, tamanho e região de venda. Entretanto, pode-se estimar que o preço de uma placa fotovoltaica de 330 W, por exemplo, seja de, aproximadamente, R$ 849,00 no Brasil, dependendo da cotação do dólar.

Porém, é válido destacar que a tecnologia está em constante desenvolvimento no País, e seu preço também está em frequente queda, sendo possível adquirir o equipamento com valores mais acessíveis para a sua instalação.

Qual é a eficiência de uma placa solar?

A eficiência de uma placa solar depende de sua capacidade e tamanho, portanto, um painel fotovoltaico de 100 Wp, por exemplo, pode gerar entre 12 e 20 kWh por mês. Entretanto, é importante destacar que existem perdas de energia, que influenciam o cálculo de consumo mensal, visto que sistemas conectados à rede (on-grid) perdem cerca de 20% de energia, enquanto sistemas com baterias (off-grid) perdem, aproximadamente, 35%.

Saiba mais: Tudo sobre a eficiência do painel solar.

Qual é a melhor direção das placas solares?

Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, comércio, indústria ou propriedade rural, é preciso dimensionar a melhor direção para implantar os painéis solares, visando a uma melhor eficiência na geração de energia. Sendo assim, a opção ideal é voltada para o Norte, uma vez que o Sol nasce no Leste, inclinando-se para o Norte e se pondo no Oeste, logo, os painéis solares não contarão com sombras nessa parte do telhado.

Saiba mais: A melhor direção do painel solar fotovoltaico.
De quantas placas solares preciso?

Para uma residência, a quantidade de painéis solares necessários varia de acordo com a região da instalação. Portanto, nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são utilizados, pelo menos, 7 painéis solares. Enquanto isso, na região Sul, precisa-se de, no mínimo, 8 painéis solares para a instalação no telhado.
Saiba mais: De quantos painéis solares preciso para uma residência?

Quanto tempo dura uma placa fotovoltaica?

A vida útil de um sistema fotovoltaico é estimada em até 25 anos, com instalação simples e manutenção mínima durante os anos. No entanto, um painel solar de boa qualidade pode durar até 50 anos, com eficiência de 60% para a produção de energia elétrica. Dessa forma, o tempo de duração varia de acordo com os cuidados do proprietário, desde a limpeza do telhado, até regiões com maior irradiação solar, concentração de aves, entre outros.

Saiba mais: Quanto tempo duram os painéis solares?

Uma placa solar precisa de manutenção?

Um dos diferenciais da instalação de painéis solares fotovoltaicos é a mínima necessidade de manutenção. Isso significa que, durante a sua utilização, as placas solares devem ser limpas, pelo menos, duas vezes ao ano em lugares com falta de chuva ou com presença de muita poeira. Contudo, em locais com um índice de chuva favorável, a limpeza deve ser feita anualmente, visando manter a eficiência do sistema fotovoltaico.
Fonte: portalsolar.com.br

Instalação de Paineis solar Fotovoltáicos

Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus. Donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus. Nullam quis ante. onec vitae sapien ut libero venenatis faucibus. Nullam quis ante. Etiam sit amet orci eget eros faucibus tincidunt.

imagem03

Processo de construção do Painel Solar Fotovoltaico

Cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana, em série, uma após a outra. As células fotovoltaicas individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina. Esta tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, assim criando um circuito. Essa série de células fotovoltaicas é então coberta com uma lamina de vidro temperado, tratado com uma substância antiaderente e antirreflexo, emoldurado usando um quadro de alumínio. Na parte de trás do painel fotovoltaico, há dois condutores provenientes de uma pequena caixa preta (caixa de junção). Esses cabos são usados para ligar os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) em conjunto, formando uma série de painéis fotovoltaicos. Esse conjunto de painéis fotovoltaicos é então conectado através de cabos de corrente contínua ao inversor solar.
fonte: https://www.portalsolar.com.br/

Como funciona o painel solar fotovoltaico – Placas fotovoltaicas

Saiba sobre o funcionamento do painel fotovoltaico solar e como ele faz para gerá energia elétrica. Saiba como isso funciona

O painel solar (placa solar) é o equipamento necessário para gerar energia fotovoltaica. Ele é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício, que, ao absorverem a luz do sol, geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Neste post, falaremos a fundo sobre o efeito fotovoltaico. Caso queira entender um pouco mais sobre o caminho da energia solar após o efeito fotovoltaico, veja este outro post: como funciona a energia solar.

A geração de corrente elétrica pelos painéis solares ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica, ou o que nós chamamos de Energia Solar Fotovoltaica.

Conheça o passo a passo do processo

1.  O painel solar (placa solar) é o equipamento necessário para gerar energia fotovoltaica. Ele é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício, que, ao absorverem a luz do sol, geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

2.  Neste post, falaremos a fundo sobre o efeito fotovoltaico. Caso queira entender um pouco mais sobre o caminho da energia solar após o efeito fotovoltaico, veja este outro post: como funciona a energia solar.

3.  A geração de corrente elétrica pelos painéis solares ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica, ou o que nós chamamos de Energia Solar Fotovoltaica.

Como funciona o efeito fotovoltaico?
Sabemos que a luz do sol atinge o painel fotovoltaico solar e, de alguma forma, é gerada energia elétrica. Entenda a explicação científica e técnica por trás do efeito fotovoltaico.
De uma forma simples, isso ocorre com seguinte processo:
  • Célula Fotovoltaica de silício
  • A construção de Painel Solar Fotovoltaico
  • Efeito Fotovoltaico (o processo que gera eletricidade)

Quer saber mais! Preencha nosso formulário

Manteremos contato assim que possível






Voltar para o conteúdo